Centro Universitário Vale do Cricaré
top of page

Startup criada na UNIVC é contemplada por edital de fomento

A Startup Estéril-UV, fundada pelo prof. Felipe Oliveira (Químico), Jesus Lobo (Eng. Mecânico) e Nilmário Rocha (Estudante de Eng. Produção); foi contemplada no Edital Centelha 2022 promovido pela FAPES (Fundação De Amparo à Pesquisa e Inovação Do Espírito Santo), SECTI (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação), CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O negócio inovador é focado no desenvolvimento de soluções de esterilização, automação e homogeneização de grãos,


O estímulo do edital se dará por meio de recursos financeiros, para implementação no mercado, registro de patente, desenvolvimento do MVP (Minimum Viable Product [em português, Produto Minimamente Viável]) e otimização do protótipo. O desenvolvimento do modelo de ensaios ocorreu em parceria com a COOPBAC (Cooperativa de produtores agrícolas da bacia do Cricaré), com incubação no programa Cocreation-LAB, promovido pelo SEBRAE ES.


No cenário mundial de produção de especiarias, em 2021 o Brasil conquistou a posição de 2° maior exportador de pimenta -do-reino do mundo (perdendo apenas para o Vietnã); neste contexto, o Espírito Santo é o principal estado produtor.


Ao mesmo tempo, a cultura de especiarias tem sofrido com embargos regulatórios devido a indícios de contaminação bacteriana. A solução ofertada pela startup diminui significativamente os riscos de contaminação, oportunizando que comunidades locais possam agregar valor ao produto agrícola cultivado, gerando receitas para toda a cadeia de fornecimento e comercialização.


A startup, ainda em desenvolvimento, já simboliza o cumprimento de parte dos objetivos do programa de estímulo a inovação do centro universitário Vale do Cricaré, por meio da Pró-reitoria de Inovação, Extensão & Pesquisa (PRIEP).

.

Founders: Nilmario Rocha, Jesus Lobo e Felipe Oliveira (da esquerda para a direita)

Encontro para reconhecimento e validação do protótipo com o prof. Dr. Marcelo Barreto, uma das maiores autoridades do setor.


339 visualizações

Comments


bottom of page