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O curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do Centro Universitário Vale do Cricaré orientará sua dinâmica de trabalho acadêmico na implementação de processos democráticos, investindo em ações inovadoras para obter resultados concretos no desenvolvimento acadêmico, adequados ao perfil do curso.

O processo de formação e aprimoramento acadêmico do curso é norteado pelo objetivo de licenciar professores com formação pedagógica de excelência para atuação na Educação Básica, afinados com as novas necessidades da educação em um mundo globalizado e capazes de promover a interação entre a teoria e a prática necessária para uma atuação transformadora da sociedade. Desse modo, o curso está voltado para o compromisso de formar e capacitar professores para analisar, avaliar, atuar e intervir, de forma consciente, em outros setores da sociedade e no desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada.

O Licenciado em Pedagogia na modalidade a distância, formado pelo Centro Universitário Vale do Cricaré, deve ser um profissional capaz de atuar de maneira coerente na realidade sócio, cultural e política a que estiver inserido, trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação. Se propõe a formar profissionais capacitados para:


  • Exercer atividades na educação básica - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - modalidades previstas no sistema;

  • Atuar em todos os espaços e ambientes da educação, formal ou não-formal, tais como programas de educação popular, de educação de jovens e adultos e educação especial;

  • Dominar os conteúdos disciplinares da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e as perspectivas didáticas e metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;

  • Utilizar as ciências humanas e sociais e os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral;

  • Atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-científica, com sensibilidade ética e, compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;

  • Ser capaz de estabelecer diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento científico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção de abrangência dessas relações;

  • Contribuir com o desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição em que atua, realizando o trabalho pedagógico de forma coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais, a partir das questões vividas na prática educativa;

  • Exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e dos movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir com a construção coletiva de sua categoria profissional;

  • Exercer lideranças pedagógicas e intelectuais, articulando-se nos movimentos socioculturais da comunidade, em geral, assim como especificamente em sua categoria profissional;

  • Exercer atividades nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

  • Desenvolver pesquisa no campo teórico-investigativo da educação e especificamente da docência, podendo dar continuidade, como pesquisador, à sua formação.Entre outras habilidades na área pedagógica, escolar, gestão de sala de aula e no currículo.

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Organizador do livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, atualmente coordena dos Cursos de: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação do UNIVC. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, campus São Mateus. Foi Subsecretário Municipal de Saúde em 2012 e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atua como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, avaliador do INEP/MEC e integra a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15 e Coffito.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

  • Elaborar o planejamento, executando-o e avaliando as atividades educativas, aplicando-o ao campo da educação, e de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental- ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.

  • Conhecer e compreender de forma crítica a realidade educacional brasileira e do pensamento pedagógico em suas diferentes influências e implicações;

  • Instrumentalizar-se com subsídios técnicos e metodológicos para uma prática de ensino e pesquisa reflexiva visando ação transformadora do contexto social em que está inserido;

  • Desenvolver a pesquisa científica, buscando novos conhecimentos pedagógicos mediadores de uma prática educativa de caráter interdisciplinar, considerando-se a pluralidade e a diversidade do conhecimento humano.

VIDEO DISCLOSURE

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