Centro Universitário Vale do Cricaré
top of page

Estudantes do Curso de Fisioterapia participam do VI Simpósio Capixaba de AVC

O VI Simpósio Capixaba de Acidente Vascular Cerebral – AVC, foi realizado nos dias 25 e 26 de novembro e foi dedicado a debater a doença que integra as patologias cardiovasculares e mata um brasileiro a cada 90 segundos. Popularmente, o AVC é conhecido como “Derrame Cerebral”, além de mortes, é responsável por acamar muitos pacientes pelo resto da vida. O evento contou com 300 inscritos e aconteceu no auditório do Sebrae, na capital capixaba. O simpósio foi promovido pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, por meio do Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC).

Os participantes foram contemplados com uma abordagem de elevado nível e com uma metodologia dinâmica, com diversas mesas redondas e contou com palestrantes de diversas especialidades Médicas, além de profissionais da Fisioterapia e Enfermagem. A palestra de abertura “A Atenção Primária e o AVC”, foi proferida pelo Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde e ex-Secretário Estadual de Saúde, o médico sanitarista Nésio Fernandes. O Secretário fez um prognóstico bem positivo dos investimentos para os próximos anos para a saúde pública, em especial, para as redes de Atenção Básica.

Com palestrantes do Brasil inteiro, inclusive com a presença da Presidente da Sociedade Brasileira de AVC, a médica Maramélia Alves, o VI Simpósio Capixaba de AVC foi marcado por apresentação dos mais recentes estudos nacionais e internacionais que orientam os protocolos do Hospital Estadual Central.

Inaugurado em 15 de dezembro de 2009, o Hospital Estadual Central Possui um avançado parque tecnológico diagnóstico e terapêutico e dedica-se à cirurgia de alta complexidade nas especialidades de neurocirurgia, vascular e ortopedia. Desde 2020, se tornou a maior referência estadual ao atendimento neurocirúrgico não traumático, A equipe de neurocirurgia figura dentre as mais capacitadas do país, em igual nível de excelênca de cidades como Joinvile - SC, Ribeirão Preto – SP, Fortaleza – CE.

São Mateus esteve representado pelos Professores e estudantes do Curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Para o Coordenador do Curso de Educação Física e Fisioterapia e Pró-Reitor de Inovação, Extensão e Pesquisas, José Roberto Abreu, foi uma excelente oportunidade de atualização sobre as mais modernas formas de tratamento e as mais eficientes de políticas públicas de Saúde. “O Hospital Estadual Central é um dos poucos centros de excelência em tratamento do Acidente Vascular Cerebral no Brasil, motivo de imenso orgulho para todos nós capixabas”, diz José Roberto Abreu. Para o coordenador, no entanto, é preciso expandir a política para as demais macroregiões, sobretudo para o norte do Espírito Santo.

















39 visualizações

Comments


bottom of page