Centro Universitário Vale do Cricaré
top of page
Âncora 2
Oceano

INFORMAÇÕES DO CURSO

OBJETIVOS DO CURSO

PERFIL DE EGRESSO

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

O objetivo geral do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC) é oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva ao futuro profissional de Serviço Social, capacitando-o para atuar em todos os níveis de atenção humana, com base no rigor técnico e científico.

Objetivo Geral

O curso de Bacharelado em Serviço Social a distância do UNIVC visa contribuir para a habilitação do profissional no desempenho das funções de planejamento e execução de programas sociais voltados ao bem-estar da coletividade, bem como a integração do indivíduo na sociedade. O curso pretende ainda formar profissionais aptos a trabalhar com questões fundamentais para o bem estar da sociedade, como exclusão social e o acompanhamento, análise e proposta de ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos marginalizados, a questão da fome, saúde, moradia, educação e implementação de projetos assistenciais, e ainda a atuação em penitenciárias e abrigos de menores, propondo ações para sua reintegração.

Ademais, conforme prevê a Resolução CNE/CES 492/2001, o curso de Bacharelado em Serviço Social a distância, enseja condições para que o futuro profissional atue nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.


Em consonância às necessidades profissionais e sociais do setor, bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais, buscar-se-á na formação do bacharel em Serviço Social, um profissional que seja capaz de atuar nas diferentes formas de expressão da questão social, formulando propostas através das políticas sociais públicas, empresariais e naquelas executadas nas organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Em função desta atuação, o egresso do curso de Serviço Social deve ter uma formação intelectual e cultural generalista, crítica e competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais, incluído o mercado de trabalho.

Ademais, deve possuir subsídios indissociáveis para apreensão da gênese, manifestações e enfrentamento da questão social compreendida como eixo da profissão e articulador dos conteúdos da formação profissional, com características que visem:

analisar, decifrar e atuar sobre as múltiplas expressões da questão social;

planejar, implementar e avaliar políticas, planos, programas e projetos sociais;

atuar com competências teórica, metodológica e política, referenciado no conhecimento das Ciências Sociais e da teoria social de Marx, com capacidade de análise crítica e propositiva nos diversos espaços sócio-institucionais;

procurar responder as demandas sócio-históricas dos usuários dos serviços sociais, respeitando e comprometendo-se com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

A futura atuação desse profissional, portanto, deve ocorrer em sintonia com as diretrizes que o projeto ético-político profissional defende para a sociedade, assim como, com os valores da democracia, da cidadania coletiva, da equidade e da justiça social.

Autorização: Portaria Nº

Título: Bacharel em Serviço Social

Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas;

Duração: 04 (quatro) anos

Vagas: 1000

Carga Horária: 3.770 horas;


Doutor e Mestre pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), é Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Graduado em Educação Física (Ufes) e Pedagogia, integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da UNIVC. Foi Subsecretário Municipal de Saúde em 2012 e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta no Hospital Estadual Roberto Silvares e atua como Fisioterapeuta do Hospital Meridional São Mateus. Integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15 e Coffito entre 2019 e 2022.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

VIDEO DIVULGAÇÃO

bottom of page