Centro Universitário Vale do Cricaré
top of page
Oceano
INFORMAÇÕES.png

LICENCIATURA

EAD

SOBRE O CURSO

1.png
sobre

O Curso de Licenciatura em Educação Física EAD do Centro Universitário Vale do Cricaré, em sintonia com a tendência global, buscará um produtivo equilíbrio entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Mais do que sustentar o ensino superior, a articulação essa tríade constitui-se em elemento essencial à formação profissional do profissional do novo milênio, que deverá estar suficientemente preparado do ponto de vista técnico-pedagógico para intervir no contexto histórico-social solucionando ou minimizando contradições, problemas e conflitos sociais, sob a luz da ética. Para isso deve ir além do exercício técnico de sua profissão transcendendo o papel de professor de Professor de Educação Física.

• Explorar e ampliar as oportunidades de interdisciplinaridade no ambiente escolar.


• Assumir com propriedade o título de professor, inerente à sua formação profissional.


• Comprometer-se com uma postura sócio-política, buscando sempre atender às demandas mais urgentes da comunidade que o envolve, dentro dos limites de sua atuação profissional.


• Tornar-se um profissional globalizado, engajado em causas sociais e receptivo às iniciativas educacionais que promovam o bem-estar coletivo.

metodologia

PERFIL DO EGRESSO

O perfil de egresso de um curso de Licenciatura em Educação Física pode abranger uma série de habilidades e competências, incluindo:


• Desenvolver competências para atuar na gestão de políticas educacionais, no planejamento e na avaliação pedagógica, bem como no ensino e no trabalho pedagógico voltado para a corporeidade humana, tanto na escola como em outros ambientes educativos.


• Desenvolver atitude científica por meio da pesquisa, da reconstrução do conhecimento e de avaliações socioculturais do movimento humano, com foco nas diferentes formas de educação corporal, visando a produção e a ampliação do acervo cultural humano;


• Exercer e realizar reflexões críticas sobre sua função formativa, pedagógica, científica, política e social.


• Desenvolver ação pedagógica e social nos diversos âmbitos e contextos da educação básica, por meio de uma prática reflexiva e engajada.


• Constituir-se em um profissional globalizado, compromissado com as causas sociais e acolhedor das causas educacionais que visem o bem comum;


• Interdisciplinaridade: Capacidade de integrar os conteúdos da Educação Física com outras disciplinas, promovendo uma abordagem interdisciplinar no processo educativo.

matiz

MATRIZ CURRÍCULAR

MATRIZ CU 2_edited.png
coordenador

COORDENADOR

Geometric Abstract Shapes_edited.jpg

José Roberto Gonçalves de Abreu

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Organizador do livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, atualmente coordena dos Cursos de: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação do UNIVC. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, campus São Mateus. Foi Subsecretário Municipal de Saúde em 2012 e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atua como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, avaliador do INEP/MEC e integra a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15 e Coffito.

VANTAGENS.png
bottom of page