Centro Universitário Vale do Cricaré
top of page
Oceano
INFORMAÇÕES.png

BACHARELADO

EAD

SOBRE O CURSO

1.png
sobre

O curso de bacharelado em Educação Física EAD tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem de forma teórica e prática em diversas áreas do treinamento desportivo e da promoção da atividade física. O principal foco desse profissional é preservar a saúde, promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida de seus clientes.

• Na área de condicionamento físico, o profissional atua como personal trainer, conduzindo exercícios tanto para indivíduos quanto para grupos. O local de trabalho pode variar de acordo com as preferências e necessidades do profissional, incluindo clubes, academias, hotéis e até mesmo domicílios.


• Na área de grupos especiais, o profissional elabora planos de atividades físicas direcionadas a grupos ou indivíduos com necessidades específicas.


• Terceiro setor: o profissional participa de projetos sociais voltados para a inclusão por meio do esporte.


• Na área de performance, o profissional se dedica ao treinamento individual ou de equipes, concentrando-se em modalidades esportivas competitivas.

metodologia

PERFIL DO EGRESSO

O perfil de egresso de um curso de Bacharelado em Educação Física pode abranger uma série de habilidades e competências, incluindo:


•  Compreender, dominar, criar, selecionar e avaliar os impactos resultantes da aplicação de diversas técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e abordagens metodológicas para a produção e a intervenção profissional-acadêmica em Educação Física. Essas intervenções abrangem a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, a formação cultural, a educação e a reeducação motora, o desempenho físico-esportivo, o lazer, a gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outras áreas que propiciem ou venham a propiciar a prática dessas atividades.


• Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.


• Possuir domínio dos conceitos, habilidades e atitudes específicas da Educação Física, assim como dos conhecimentos das disciplinas relacionadas, fundamentados em valores sociais, morais, éticos e estéticos adequados a uma sociedade diversificada e democrática.


• Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.


• Pesquisar, compreender, analisar e avaliar a realidade social para intervir academicamente e profissionalmente, utilizando as manifestações e expressões do movimento humano, com ênfase em diversas formas e modalidades de exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta/artes marciais e dança. O objetivo é contribuir para a formação, ampliação e enriquecimento cultural da sociedade, promovendo a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

matiz

MATRIZ CURRÍCULAR

MATRIZ CU 2_edited.png
coordenador

COORDENADOR

Geometric Abstract Shapes_edited.jpg

José Roberto Gonçalves de Abreu

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Organizador do livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, atualmente coordena dos Cursos de: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação do UNIVC. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, campus São Mateus. Foi Subsecretário Municipal de Saúde em 2012 e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atua como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, avaliador do INEP/MEC e integra a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15 e Coffito.

VANTAGENS.png
bottom of page