Centro Universitário Vale do Cricaré
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Âncora 2

INFORMAÇÕES DO CURSO

OBJETIVOS DO CURSO

PERFIL DE EGRESSO

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Os objetivos do curso de Bacharelado em Teologia da UNIVC, indicado neste projeto pedagógico, foram estruturados segundo a necessidade de se articular, construir e reconstruir conhecimentos do graduando diante da prática profissional, tendo como foco a teologia, proporcionando a vivência de uma práxis profissional e, consequentemente, a construção do perfil proposto.

Foram elaborados os Objetivos Gerais do curso e, consequentemente, estruturados os Objetivos Específicos, no qual através da articulação teoria-prática e interdisciplinaridade proposta no currículo, deverão ser aplicados na sua essência.

Orientará sua dinâmica de trabalho acadêmico na implementação de processos democráticos, investindo em ações inovadoras para obter resultados concretos no desenvolvimento acadêmico, adequados ao perfil do curso.

Objetivo Geral

O curso de Bacharelado em Teologia da UNIVC, parte do princípio que o homem é fundamentalmente um agente de mudanças, agente esse, global, flexível, criativo, construtivo, responsável, solidário, em relação a si mesmo, ao outro e ao universo.

Formar e capacitar integralmente pessoas, dentro dos princípios da ética para um conhecimento e interação crítico-criativo-reflexivo-promovendo condições de um diálogo com a pluralidade sócio cultural e religioso mundial, necessário ao exercício humanizado das atividades teológicas.


Seguindo as Diretrizes estabelecidas pelo Parecer 60/2014, o egresso em Teologia do UNIVC deverá ter como base formativa os fundamentos constitutivos da construção do fenômeno humano e religioso sob a ótica da contribuição teológica, considerando o ser humano em todas as suas dimensões. Deverá ser capaz de refletir criticamente sobre a questão do sentido da vida, devendo proporcionar sólido conhecimento para compreender, analisar, refletir e descrever criticamente os fenômenos religiosos, articulando a religião e outras manifestações culturais, apontando a diversidade dos fenômenos religiosos em relação ao processo histórico-social.

O egresso a ser formado pelo curso de Teologia do UNIVC, além de uma sólida formação geral, deverá possuir domínio prático em termos de competências e habilidades para lidar com as demandas científicas, teológicas, sociais e pastorais. Ainda, ter um senso ético, social capaz de situar, espacial e temporalmente, o exercício de sua atuação num quadro de valores que contemple o sentido e a causalidade da aplicação da Teologia em busca de uma sociedade justa, solidária e democrática. As diretrizes que norteiam a concepção do curso são:

Formação científica (pesquisa);

Formação teológico-pastoral;

Formação prática

A formação do egresso tem em vista as novas demandas produzidas na atualidade que sinalizam uma mudança época nas estruturas sociais, políticas, econômicas e religiosas. Nesse contexto o acadêmico deverá possuir, além de uma visão atualizada de mundo, a capacidade de solucionar e equacionar os problemas que advirão. Diante disso, o projeto pedagógico pretende desenvolver a capacidade de apreensão, de produção e atualização criativa do dado teológico e da ação pastoral.

O tema competências vem suscitando importantes reflexões acerca do papel do sistema educacional frente às mudanças da sociedade, que necessita de profissionais com potenciais diferenciados, para inovar e aprender continuamente. Desta forma, acredita-se que a adequada fundamentação técnico-científica dos processos históricos, princípios, conceitos e teorias pautados nos avanços científicos, de natureza específica e pedagógica do curso permitindo que o teólogo formado seja capaz de:

a) Compreender os conceitos pertinentes ao campo específico do saber teológico e estabelecer correlações entre esses conceitos e as diferentes situações práticas da vida na igreja e na sociedade;

b) Integrar as várias áreas de conhecimento teológico e articulá-las com outras áreas do saber humano, em especial para a ajuda e cuidado a pessoas, tendo em vista análise de situações pessoais e comunitárias concretas, encontrando soluções de problemas e dilemas humanitários;

c) Compreender o fenômeno humano e a busca do sentido da vida no mundo sob a ótica da teologia, mediante consideração do ser humano como um ser integral em suas múltiplas relações sociais e ambientais;

d) Ler e compreender textos teológicos, demonstrando capacidade para crítica, análise, reflexão, interpretação e comentário dos mesmos. Bem como, utilizar adequadamente, no contexto de uma visão sistêmica, os diversos conceitos teológicos em sua relação com os desafios do cotidiano;

e) Interpretar as Escrituras Sagradas da tradição cristã, proclamá-las e comunicá-las publicamente, bem como ensinar a doutrina da fé nos diversos níveis e frentes de trabalho de uma comunidade, na perspectiva do testemunho do amor incondicional de Deus para com o ser humano e toda criação, considerando a diversidade religiosa e cultural na qual se está inserido;

f) Diferenciar correntes teológicas construídas ao longo da história e na atualidade, avaliar criticamente as suas contribuições para a vida humana na sociedade;

g) Realizar cultos, celebrações e programações, organizar a liturgia e ministrar os ofícios inerentes ao serviço comunitário;

h) Formar lideranças e multiplicadores para os diversos setores de trabalho de uma comunidade cristã e exercer a liderança espiritual, teológica e administrativa da comunidade a partir de uma atitude de amor, humildade, diálogo e serviço;

i) Planejar e realizar ações voltadas para administração e à edificação de comunidades cristãs, com ênfase nas atividades inerentes à dimensão pastoral e missionária, mantendo o olhar no atendimento das demandas de ensino e sociais/diaconais da comunidade;

j) Gerir os procedimentos necessários à implantação, elaboração e desenvolvimento de projetos de cunho pastoral, missionário e social/diaconal no âmbito da comunidade ou de organizações públicas ou privadas, articulando a dimensão religiosa com outras manifestações culturais do ser humano;

k) Prestar assessoria pastoral, social e comunitária nas diferentes áreas em que atue, promovendo o desenvolvimento dos dons e talentos das pessoas, fomentando a diversificação dos serviços da comunidade;

l) Atender, acolher e aconselhar pessoas com amor e empatia, auxiliando-as em questões de vida e de fé nas mais diversas etapas da vida e situações vivenciais, considerando em especial situações de crise, dor e sofrimento, sem esquecer-se de buscar auxílio pastoral e terapêutico para si próprio sempre que necessário, fortalecendo sua resiliência, equilíbrio emocional e maturidade;

m) Valorizar e amar as pessoas em sua individualidade e sociabilidade, mediante o cultivo do relacionamento interpessoal e empático com elas, a valorização da visitação, da inclusão social e da inserção na vida comunitária, tendo em vista o resgate do ser humano e sua dignidade de forma integral;

n) Promover a difusão de referenciais éticos na comunidade eclesial e na sociedade civil através do ensino, do exemplo pessoal de vida e da orientação de indivíduos e da comunidade em relação a questões éticas;

o) Representar publicamente a igreja e a comunidade local através de palavras e ações perante a sociedade;

p) Planejar e realizar ações em vista de seu autodesenvolvimento e formação continuada, bem como em vista da formação continuada dos membros da comunidade;

q) Manter uma postura de cuidado para com sua própria pessoa e família, bem como para com as outras pessoas da comunidade e suas famílias, em especial as que auxiliam na liderança da comunidade, enquanto cuidador de cuidadores;

r) Participar, enquanto teólogo e ministro eclesiástico, da reconstrução de uma cidadania ética, promovendo valores como paz, justiça e bem-estar social;

s) Contribuir, enquanto teólogo e ministro eclesiástico, para que a igreja e a sociedade, bem como a cultura, a ciência e a tecnologia respeitem a dignidade humana, os direitos humanos e a integridade do meio ambiente;

t) Contribuir, por meio do ensino, da pesquisa e de publicações, para a divulgação de conhecimentos bíblico/teológicos/culturais, científicos e humanísticos.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

VIDEO DIVULGAÇÃO

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